Tópicos

São Domingos do Maranhão Realiza o III Festival do Abacaxi.

São Domingos do Maranhão realiza o III Festival do Abacaxi

Aprovado na Assembleia, a Lei Nº 11.776/2022, originária do Projeto de Lei 516/2021, que reconhece o município de São Domingos do Maranhão como a “Capital do Abacaxi”. Sendo o maior produtor de abacaxi do Estado, com 28 milhões de frutos por ano, o cultivo do fruto é uma das principais atividades econômicas do município, gerando emprego e renda para centenas de agricultores locais.

Com isso, a Prefeitura Municipal de São Domingos do Maranhão, por meio da
SEMAG, realizou um dos mais esperados eventos: III FESTIVAL DO ABACAXI. Fortalecendo as raízes culturais da nossa tradição. Acontecendo nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, tivemos na programação palestras gerais, oficinas especialmente para os produtores rurais, degustações e oficinas de produtos derivados do abacaxi, concursos de poesia; concurso da rainha do abacaxi, além de várias atrações artísticas.

Nos preparativos para o III Festival do Abacaxi, foi iniciado a fabricação em larga escala de derivados do fruto, como a cocada, licores e geléias, com o intuito valorizar ainda mais nossa cultura da agricultura de São Domingos. Nos dias 06 e 18 de agosto aconteceu o grande adesivaço, dando o ponta pé inicial e favorecendo a divulgação do evento, na BR 135, ao lado do posto Delbrisa com atrações locais e muita distribuição de derivados.

Acontecendo no estádio Pereirão, além de atrações locais, contamos com Samyra Show, Suitx music, Kátia Cilene, Rosa Xote, Romim Mahta e Forrozão Tropykália, como também atrações culturais bumba meu boi, Lendas & Magias, Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues.

No oferecimento de diversas palestras e oficinas, a Professora Ana Joaquina, do SENAR, ministrando sobre o aproveitamento de abacaxi na Produção de Geleias, compotas e produção de licor, em quanto isso, com o Dr. Domingo

Haroldo, palestra Magna “Alternativas para o cultivo sustentável do abacaxi”.

Seu endereço de e-mail não será publicado.*